segunda-feira, 16 de abril de 2012

A Importância da Publicidade

“A boa publicidade aumenta vendas, a grande publicidade constrói fábricas.” — Bill Bernbach
“Se eu tivesse um único dólar, investiria em propaganda.” — Henry Ford
O primeiro é um mito da publicidade mundial e o segundo um dos maiores nomes (senão o maior) da indústria automobilística. E não é que eles têm razão em colocar a publicidade como um grande fator de crescimento de uma empresa?
Mesmo assim, alguns empresários acham que anunciar é gasto e não investimento. Quem pensa assim, certamente não tem presença de mercado e dificilmente vai crescer sem o apoio de uma divulgação eficiente.
O case da Assolan ilustra muito bem essa relação publicidade x crescimento. Quando o Bombril não estava na mídia, possivelmente achando que seu produto já tinha se transformado em sinônimo de categoria e nunca sairia da liderança, a Assolan investiu pesado e tomou uma fatia considerável da concorrente, obrigando a Bombril ressuscitar o seu eterno garoto-propaganda.
Como o tempo passa e voa, para uma empresa continuar numa boa é necessário que ela e a agência estejam ligadas em investir tanto na publicidade tradicional quanto nas redes sociais, respeitando e se adaptando à característica de cada meio, pois o público está consumindo várias mídias ao mesmo tempo e está cada vez mais exigente em relação à qualidade do que se anuncia. Ou seja, não adianta mais fazer comerciais e ações sem criatividade, porque os mesmos serão criticados pelas pessoas nas mídias sociais e o investimento pode provocar o efeito contrário.
Mas antes de investir em publicidade, o empresário deve arrumar a casa. Do que adianta criar uma campanha “duca” se o produto ou serviço não consegue atender a demanda ou não presta? Quando a empresa tem consciência do valor que vende, a publicidade só ajuda no crescimento dela. Grandes nomes como Bernbach e Ford, além de outras marcas líderes de mercado, não podem estar errados.


Nosso comentário

A publicidade é uma ferramenta essencial para a consolidação e expansão de uma marca em qualquer mercado e segmento, é importante que as pessoas tenham consciência também que não adianta seu produto estar sendo bem divulgado, se algo está errado com ele, se tem algum defeito, ou o atendimento peca diversas vezes. Para a publicidade funcionar 100%, é de suma importância que anúncio, produto e empresa estejam funcionando corretamente e relacionados um com o outro. Hoje em dia, não adianta a mídia vender um produto e o cliente comprar “gato por lebre”, o consumidor percebe e acaba divulgando para os seus contatos, acaba gerando uma publicidade ruim.
Sendo assim, a publicidade é importante e faz diferença nas vendas, afinal “quem não é visto, não é lembrado”, mas deve-se ter em mente que o produto anunciado deve refletir o real produto, e não algo diferente e que não ofereça todos os benefícios do anúncio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Eu vou nessa